skipToMain

Viver (n)as Taipas?

A nossa vila não ganhou toda esta vida nos últimos meses. Não sou, nem nunca fui, um apologista da terra queimada, pelo que é óbvio constatar que há já muitos anos a nossa Vila é uma Vila pujante.

06 junho 2018 > 16:56

Caro leitor,
Viver nas Taipas ou Viver as Taipas.

Existe uma grande diferença entre as duas afirmações que apresento.

Muitos vivemos nas Taipas, mas nem todos vivemos as Taipas.

A culpa é nossa. Caldas das Taipas tem todas as condições para que possamos “Viver as Taipas”. A nossa Vila tem instituições sociais, culturais, desportivas e associativas fortes e cada vez mais dinâmicas. Cada uma delas, no seu espaço de intervenção, organiza e dinamiza atividades diferenciadas e centradas em diferentes públicos, e ainda por cima temos um Parque de Lazer que pela sua beleza natural e características ímpares para a prática de várias atividades, nos proporciona momentos de lazer que não têm preço. A nossa Vila, com uma atividade Termal bicentenária e cada vez mais forte, com a nossa indústria de cutelarias mundialmente conhecida e reconhecida e, porque não dizê-lo, com uma larga oferta gastronómica na restauração de alta qualidade que é um farol de vida e movimento no nosso concelho.

Não me interpretem mal. A nossa vila não ganhou toda esta vida nos últimos meses. Não sou, nem nunca fui, um apologista da terra queimada, pelo que é óbvio constatar que há já muitos anos a nossa Vila é uma Vila pujante.

Dito isto, não é menos verdade que independentemente da pujança da Vila, vamos notando aqui e ali que nem sempre vivemos as Taipas com a intensidade que a Vila nos proporciona. Deixem-me ser claro: Passamos a vida a queixar-nos de que não há nada, mas quando há, muitas vezes a participação dos Taipenses deixa a desejar. A nossa participação devia ser maior não só pela qualidade que as atividades existentes na Vila têm, mas mais ainda para alimentar a vida da Vila e para que estas não deixem de existir.

O melhor alimento que estas instituições que tanto trabalham em prol da Vila podem ter é a presença e o reconhecimento dos Taipenses pela atividade que desenvolvem. Nós, os Taipenses, somos o melhor combustível para que estas coletividades nos continuem a presentear com cada vez mais e melhores atividades.

Escrevo esta crónica num dia de chuva, mas o Verão está próximo e estou certo de que vamos aproveitar esta estação estival para viver as Taipas, enchendo os muitos espetáculos que estão prometidos, a começar pelo S.Pedro que pelas primeiras informações vai ter um cartaz que promete animar a Vila, e participando nas muitas atividades que vão ter lugar na nossa vila, mostrando que a vitalidade das nossas instituições é acompanhada pela vitalidade dos Taipenses.

Vamos todos Viver as Taipas!

Tópicos

Subscreva a newsletter Reflexo Digital

Fique a par de todas as novidades
Nas bancas

#321

Podcast Podcast
Episódio mais recente: O Que Faltava #32
Stop