Sociedade Musical de Guimarães inicia ciclo dedicado à música erudita
Além da divulgação cultural, Vítor Matos, presidente da Sociedade Musical de Guimarães, acredita que o ressurgimento do ciclo de concertos de câmara contribuirá para colocar em diálogo nomes conceituados com músicos em início de carreira.

A Sociedade Musical de Guimarães inicia esta terça-feira, 29 de outubro, um ciclo de três concertos, que decorrerá até ao final do ano, com a regularidade de uma apresentação por mês. "Sociedade de Concertos Bernardo Valentim Moreira de Sá" é um projeto da Sociedade Musical de Guimarães terá continuidade na primeira metade de 2020.
A sequência de concertos pretende fomentar a divulgação da música erudita em Guimarães. A iniciativa passa por promover uma programação regular na cidade de Guimarães e simultaneamente apresentar novos talentos no panorama da música clássica.
O primeiro concerto acontece ao início da noite de 29 de outubro, às 21h30, no Auditório do Conservatório da Sociedade Musical de Guimarães. Isabel Romero (piano) e Álvaro Cortez (percussão) inaugurarão o ciclo, cujos concertos são de entrada livre.
Os músicos apresentarão o espetáculo "Híbrido", no qual procuram uma mistura e de referências musicais de várias áreas. O programa passará por interpretação de peças de John Cage, Emmanuel Séjourné, Guillaume Connesson e de António Victorino d’Almeida.
A ideia de um ciclo dedicado aos concertos de câmara iniciou-se em 2017. No final de 2019 a Sociedade Musical de Guimarães decidiu imprimir uma nova dinâmica à iniciativa, que passará a contar com a direção artística de Luís Pipa.
A programação agora divulgada avança com três concertos, mas a ideia de Luís Pipa é fazer estender a programação do ciclo até junho de 2020. O ciclo de concertos ocupará vários espaços nobres da cidade, apostando na diversidade, "conjugando a apresentação de jovens talentos em início de carreira com a de instrumentistas consagrados” - refere o diretor artístico.
Para já são conhecidas as propostas para os meses de novembro e dezembro. A 26 de novembro a pianista finlandesa Katariina Liimatainen apresentará um recital na Sala da Duquesa, no Paço dos Duques de Bragança.
Para o presidente da Sociedade Musical de Guimarães, Vítor Matos, o ciclo Sociedade de Concertos Bernardo Valentim Moreira de Sá é uma forma de dinamização cultural da cidade e de divulgação artística.
A série de concertos é "importante meio de promoção da música erudita", na medida em que se assumirão como "importantes momentos de partilha e fruição cultural e pedagógica" - referiu o presidente da instituição vimaranense.
A encerrar este primeiro trimestre, apresenta-se em Guimarães o guitarrista espanhol Bruno Pino de Mateos, vencedor da última edição do Concurso Internacional de Guitarra “Cidade de Guimarães”, num concerto previsto para 29 de dezembro no Auditório do Conservatório.
Tópicos
Os conteúdos mais vistos
Hoje no Tempo de Jogo
