Segundo concerto do ciclo Terra apresenta música do Uganda em estreia nacional
Após uma primeira paragem em Angola e na música de Aline Frazão, o ciclo Terra prossegue viagem. O segundo concerto do ciclo traz a Guimarães a música tradicional do Uganda. O evento decorre no CIAJG em estreita cumplicidade com a obra de José de Guimarães.

Otim Alpha é a segunda proposta da edição inaugural do ciclo Terra, que começou em julho, com o concerto de Aline Frazão.
Nesta segunda data do ciclo virá Otim Alpha, músico proveniente do Uganda, com a promessa de um espetáculo festivo, à medida deste verão tardio. A promessa é de pôr toda a audiência a dançar no Centro Internacional das Artes José de Guimarães, no próximo dia 28 de Setembro.
Otim Alpha traz consigo a tradição dos casamentos do norte do seu país, num cruzamento com linguagens eletrónicas. O resultando é música frenética e contagiante. O músico africano é o segundo convidado do ciclo de músicas do mundo Terra, que é promovido pela Capivara Azul – Associação Cultural.
Desde os anos 1980 que Otim Alpha tocava em casamentos no Norte do Uganda, na região Acholi. Depois, começou a reinterpretar as canções Larakaraka dessas cerimónias, com a ajuda de um computador. As possibilidades eletrónicas e de produção foi acrescentada pelo colaborador Leo Palayeng. Juntos, construíram um novo género musical, chamado de Acholitronix.
O bilhete para o concerto de Otim Alpha custa 7 euros. Os portadores dos bilhetes têm acesso gratuito às exposições do CIAJG no dia dos espetáculos nos horários habituais de funcionamento.
Para o encerramento do primeiro cilo Terra, está já programado um espetáculo com os Zulu Zulu, que estarão em Guimarães em residência artística.
Tópicos
Os conteúdos mais vistos
Hoje no Tempo de Jogo
