Secundária recebeu professores e alunos da Noruega e da República Checa
Acolhimento contou com visitas a locais de relevância cultural e histórica, entre os quais se destacam o Museu de Serralves, o centro histórico de Guimarães e o santuário do Bom Jesus, em Braga.

A Escola Secundária de Caldas das Taipas (ESCT) recebeu vinte e um alunos e oito professores da Noruega e da República Checa no âmbito do projeto Erasmus_Update Upskilling_People (EU UP), ao abrigo do programa Erasmus+ Ação-chave 2 – Parcerias de Intercâmbio Escolar.
A mobilidade a Portugal de- correu entre os dias 25 e 29 de abril e contemplou um programa composto por sessões de trabalho e visitas. Na ESCT, os jovens estudantes colaboraram em grupos de trabalho transnacionais, com vista à construção de uma peça teatral sobre os temas que mais os inquietam. Paralelamente, ocorreram visitas a locais de relevância cultural e histórica, entre os quais se destacam o Museu de Serralves, o centro histórico de Guimarães e o santuário do Bom Jesus, em Braga. Não menos importante, durante a sua estadia, os alunos checos e noruegueses aprenderam sobre o estilo de vida e hábitos portugueses nas famílias que gentilmente os acolheram. Brevemente, também os alunos da ESCT poderão tomar contacto em primeira mão com as peculiaridades do modo de vida de eslavos e escandinavos, uma vez que estão previstas mobilidades aos países parceiros no final de 2022 e em 2023.
Este projeto, coordenado pela escola portuguesa, visa envolver os jovens na promoção dos valores europeus através da cidadania ativa e da intervenção na defesa dos mais vulneráveis. Neste sentido, têm sido desenvolvidas atividades conjuntamente e em simultâneo em cada escola, a fim de estimular não só o conhecimento mútuo dos participantes e da sua cultura, mas também o estabelecimento de laços de amizade duradouros. Esta partilha culminará na apresentação de uma peça teatral, concebida colaborativamente, nas três escolas parceiras.
Tópicos
Os conteúdos mais vistos
Hoje no Tempo de Jogo
