Quarta edição do festival Peles estreita relações culturais entre Guimarães e Famalicão
Serão oito apresentações dedicadas à percussão, num festival que vai na sua quarta edição e que junta territórios dos dois concelhos. Pela primeira vez serão entregues os Prémios Internacionais Bernardino Machado e Teófilo Braga.

Foi apresentada a quarta edição do Festival Peles - International Drum Fest. O festival irá decorrer ao longo da primeira semana de outubro, com início na terça-feira, 1, e com a apresentação do Atlantic Percussion Group, na sede da Associação Teatro Construção, em Joane.
O festival com cinco datas irá passar por pontos diversos da região nos concelhos de Guimarães e Vila Nova de Famalicão. As apresentações, além de Joane, onde está programada também uma data no espaço Fauna, passará por Mogege, Oleiros e Brito. Todos os concertos serão de entrada livre, incluindo duas sessões para o público infantil.
De entre as várias propostas do programa destaca-se o concerto de Quiné Teles, percussionista com uma longa carreira, ligado a projetos como a Brigada Victor Jara, Né Ladeiras ou António Pinho Vargas. No festival Peles, Quiné Teles apresentará o espetáculo "No Sótão da Velha", no espaço Fauna, em Joane.
Também a produção preparada por João Afonso Costa é merecedor de destaque. O músico reúne num único universo várias linguagens ligadas à percussão, juntando ainda camadas com instrumentação eletrónica. O espetáculo criado em residência artística no âmbito do IV PELES, contará com Andres Tarabbia, João Costa e ainda Lídia Costa na dança. "Nature, Electronics and Percussion" será apresentado no espaço Fauna, dia 5 de outubro às 21h30.
Durante o decorrer do festival Peles, serão apresentados os trabalhos desenvolvidos no âmbito da primeira edição do concurso internacional de composição para percussão. Os melhores trabalhos serão apresentados no dia 1 de outubro e serão atribuídos aos primeiros classificados os prémios Bernardino Machado (música a solo) e o prémio Teófilo Braga (música em ensemble), dois nomes ligados ao território.
O Festival Peles - International Drum Fest, assim nomeado como referência às peles dos instrumentos de percussão e também como evocação ao Rio Pele, que atravessa toda o território onde decorre o festival, é uma organização da cooperativa CAISA, em associação com a Academia de Artes Performativas e do CLAV - Laboratório Artístico de Vermil, com os apoios dos municípios de Guimarães e de Vila Nova de Famalicão.
Programa da IV edição do Peles - International Drum Fest
[table id=22 /]
Tópicos
Os conteúdos mais vistos
Hoje no Tempo de Jogo
