Plataforma de inteligência urbana vista como uma “boa prática” pela Comissão Europeia
Iniciativa da Câmara Municipal de Guimarães considerada como uma "boa prática" por parte da Comissão Europeia.
Avisos sobre movimentações de trânsito ou consumo de energia de iluminação pública: estas são algumas das informações disponibilizadas pela plataforma de inteligência urbana. Esta iniciativa desenvolvida pela Câmara Municipal de Guimarães, em parceria com a empresa aveirense Ubiwhere, foi considerada uma “boa prática” pela Comissão Europeia, informou a autarquia nesta quarta-feira.
A justificação para a distinção reside na “acessibilidade e abrangência” da ferramenta, garantindo informação sobre vários domínios, desde “a mobilidade urbana e eficiência energética à qualidade do ar” e a sua relação com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela ONU até 2030, lê-se na nota enviada às redações.
A plataforma a cargo da Divisão de Sistemas Inteligentes e de Informação é um “painel de instrumentos da cidade”, que exibe “informação atualizada em tempo real” sobre acidentes rodoviários, movimentação de trânsito, disponibilização de vagas de estacionamento e também consumo de energia de iluminação pública a partir de fontes como “sensores, serviços e a própria comunidade de cidadãos”.
A integração dessas fontes de informação numa plataforma, refere a autarquia, fornecem “oportunidades de análise em tempo real” e “atualizações para decisões fidedignas”. “Através desta plataforma Urbana é possível obter dados de cariz político-estratégico sobre a qualidade de vida e a sustentabilidade, bem como relatórios de performance dos ODS centrados na mobilidade, ambiente, turismo, energia e resíduos”, lê-se.
Tópicos
Os conteúdos mais vistos
Hoje no Tempo de Jogo
