Nicolinas 2020 condicionadas pela pandemia mas sem vontade de por em causa a tradição
Com a impossibilidade de se criar ajuntamentos, as Festas Nicolinas ficam condicionadas. A Comissão de Festas Nicolinas cancelou a realização das Moinas e dos Ensaios.

As Festas Nicolinas são organizadas pela Comissão de Festas Nicolinas e acontecem anualmente de 29 de novembro a 7 de dezembro, sendo preenchidas por vários números, desde o Pinheiro e Ceias Nicolinas ao Pregão da Academia Vimaranense.
O ano de 2020 tem sido palco de uma vaga de adiamentos e até cancelamentos de eventos, devido à pandemia de covid-19 e, como se esperava, a preparação das Festas não escapa a isso. No dia 10 de novembro, a Comissão de Festas Nicolinas anunciou a impossibilidade da realização das Moinas e dos Ensaios.
Apesar desta condicionante, a Comissão não coloca em hipótese não realizar os eventos. “O perigo inerente a uma tradição diz-nos que um corte pode ser fatal. Não se passa um testemunho sem um estafeta. Sem a realização das Festas Nicolinas 2020, estão em perigo as Festas Nicolinas 2021 e sucessivas. As nossas Festas têm de ser realizadas, pois os Estudantes do ano letivo 2020/2021 - que têm este ano o seu primeiro contacto com este nosso (e prontamente seu) fenómeno – serão quem cuidará da nossa tradição, no futuro.”, comunicou a comissão de festas na rede social Facebook.
Nos comentários da publicação, vários foram os vimaranenses a apelar ao rufar dos tambores através das varandas das suas casas. Uma sugestão que respeitaria o distanciamento social, e que manteria o Espírito Nicolino vivo.
A comissão revela estar a discutir soluções para que algo seja feito, com todas as medidas de segurança necessárias, para que “este ano atípico, não nos leve tudo”.
Tópicos
Os conteúdos mais vistos
Hoje no Tempo de Jogo
