skipToMain

Malta recebe projeto vimaranense em ano de Capital Europeia da Cultura

Duas curtas do cinema maltês dos anos 1970 serão resgatadas por artistas vimaranenses, que lhe acrescentarão uma nova banda sonora. O projeto junta músicos de Guimarães a músicos da ilha de Malta, que recebe este ano a Capital Europeia da Cultura, na cidade de Valletta.

12 abril 2018 > 14:46

Durante uma semana, meia dúzia de artistas vimaranenses estarão a trabalhar na cidade de Valletta, na ilha de Malta, para apresentar o espetáculo MODS Collective Meet Cecil Satariano, que está inserido na programação oficial da Capital Europeia da Cultura.

Os quatro músicos irão juntar-se a artistas locais para construir novas bases sonoras para dois filmes do cineasta maltês Cecil Satariano (1930–1996). Serão duas curtas do realizador, que foram premiadas internacionalmente – “I’m furious…Red” (1970) e “Giuseppi” (1972).

O grupo de músicos estarão a trabalhar em Malta durante uma semana, numa residência artística, até à apresentação do espetáculo que acontecerá no dia no dia 15 de Abril, no cinema do Spazju Kreativ.

A comitiva de músicos vimaranenses é composta por Samuel Martins Coelho, que é também diretor musical do projeto; Pedro Gonçalves de Oliveira; Rui Souza; e Carina Albuquerque. A curadoria para a área do cinema desta iniciativa está a cargo de Luísa Alvão e Samuel Silva, que são também dinamizadores do Shortcutz Guimarães.

O MODS Collective é uma projecto idealizado pela associação vimaranense Capivara Azul, sendo que, para esta apresentação, em Valletta, recebeu financiamento por parte de Valletta 2018 – Capital Europeia da Cultura.

Esta será a terceira apresentação do MODS Collective, estando já agendadas mais duas – a apresentação do espetáculo de Malta na cidade de Guimarães, marcada para o dia 22 de setembro. Antes disso será a apresentado um novo espetáculo associado ao festival Vodafone Paredes de Coura.

Tópicos

Subscreva a newsletter Reflexo Digital

Fique a par de todas as novidades
Nas bancas

#321

Podcast Podcast
Episódio mais recente: O Que Faltava #32
Stop