skipToMain

Intervenção no posto da GNR de Caldas das Taipas no horizonte de 2018

Obra de melhoria das instalações da GNR, em Caldas das Taipas, deverá ser executada até ao final do ano de 2018. A garantia é do gabinete de Eduardo Cabrita, que adianta ainda que a intervenção deverá ser executada numa conjunção de esforços entre MAI, GNR e autarquia vimaranense.

11 janeiro 2018 > 16:56

O Ministério da Administração Interna (MAI), de Eduardo Cabrita, definiu como data de “início previsto” para a reabilitação das instalações do Posto Territorial de Caldas das Taipas o ano de 2018. Este é o novo prazo para que sejam melhoradas as instalações em que operam os agentes da GNR na vila.

O esclarecimento foi emitido como resposta a uma pergunta colocada pela deputada Carla Cruz eleita pelo círculo eleitoral do PCP de Braga. Na pergunta dirigida ao MAI, Carla Cruz pedia esclarecimentos sobre as intervenções, há muito planeadas e sucessivamente adiadas, nos postos da GNR de Caldas das Taipas e Lordelo.

Na mesma ocasião a deputada pede ainda esclarecimentos sobre o planeamento da intervenção nas instalações de S. Torcato e do comando de Braga da GNR. Sobre o posto das Taipas, Carla Cruz questionava o Governo sobre quando seriam iniciadas as obras e quando estariam estas concluídas.

Em resposta, o MAI reitera que a intervenção está incluída na Lei de Programação de Infraestruturas e Equipamentos das Forças e Serviços de Segurança, adiantando que esta tem um orçamento estimado de 430 mil euros e início previsto para o ano que agora se inicia. Complementarmente, a resposta esclarece que deverá ser celebrado um contrato de cooperação entre o MAI, a GNR e a Câmara Municipal de Guimarães, com vista à concretização deste investimento.

Sobre este anúncio, a deputada Carla Cruz comenta que se trata de “uma resposta positiva”, mantendo a expetativa que “sejam concretizadas o mais rapidamente possível as intervenções para corrigir as insuficiências há muito identificadas”. Em declarações ao Reflexo, Carla Cruz garante ainda que “fará o acompanhamento do cumprimento do compromisso agora assumido pelo Governo”, não excluindo a hipótese de voltar a questionar o Governo sobre esta matéria, caso se justifique.

Complementarmente às informações prestadas sobre o Posto Territorial de Caldas das Taipas, o gabinete do ministro esclarece ainda que, para Lordelo, está a ser estudada uma solução para a construção de instalações de raiz, um investimento de 900 mil euros, cuja data de concretização está igualmente definida para o ano de 2018, nos mesmos moldes da intervenção em Caldas das Taipas.

Para o Posto Territorial de Guimarães está ainda previsto uma intervenção com vista a corrigir “algumas deficiências”. Para o Comando Territorial de Braga equaciona-se a construção de novas instalações, com um orçamento num valor estimado de 2.400 mil euros.

Tópicos

Subscreva a newsletter Reflexo Digital

Fique a par de todas as novidades
Nas bancas

#321

Podcast Podcast
Episódio mais recente: O Que Faltava #32
Stop