skipToMain

Guimarães continua encarregue do grupo “Áreas Verdes” e “Biodiversidade” da EuroCities

A participação ativa do Município de Guimarães na rede EuroCities tem-se revelado um exemplo a nível ambiental. A cidade tem recebido reconhecimento por esse motivo.

02 novembro 2020 > 16:55

Guimarães vai continuar a presidir o grupo de trabalho “Áreas Verdes e Biodiversidade”, no âmbito da rede EuroCities, em conjunto com a cidade holandesa de Utrecht, significando mais um reconhecimento do trabalho que o Município vimaranense tem vindo a desenvolver a nível ambiental.

No âmbito da 18ª Semana Europeia das Regiões e Cidades, Guimarães foi destacada pela implementação de uma 'Boa Prática de Referência', relacionada com o cálculo da Pegada Ecológica e Biocapacidade. Um trabalho que está a ser desenvolvido pela Global Network Footprint em parceria com a Universidade de Aveiro, sendo que Guimarães já efetua o cálculo da sua Pegada Ecológica desde 2017.

Guimarães tem tido um papel assíduo no que a esta área diz respeito, e marcou também presença na sessão de trabalho do grupo de Resíduos do Fórum Ambiental da Eurocities, onde foram discutidas as novas políticas da União Europeia ligadas à gestão de resíduos e da economia circular. Considerando a relevância que os resíduos têxteis e de plástico revelam para o Concelho, Guimarães propôs-se ainda pertencer aos respetivos subgrupos, o que lhe vai possibilitar a partilha de tudo o que tem vindo a realizar.

Ainda no decorrer deste último mês, o trabalho de promoção e proteção da biodiversidade em Guimarães foi divulgado num evento organizado pelo National Park City Foundation.

Tópicos

Subscreva a newsletter Reflexo Digital

Fique a par de todas as novidades
Nas bancas

#321

Podcast Podcast
Episódio mais recente: O Que Faltava #32
Stop