Governo deverá viabilizar construção de via dedicada ao Avepark
Foram conhecidos os investimentos que serão efectuados ao abrigo do Programa de Valorização das Áreas Empresariais. Governo destinará 18,4 para construção de acesso ao parque de ciência e tecnologia.

O Ministro Planeamento e das Infra-estruturas, Pedro Marques, anunciou hoje, em declarações à rádio TSF, em que consistirá o Programa de Valorização das Áreas Empresariais, avançado pelo Primeiro-Ministro António Costa, durante o debate quinzenal no Parlamento, no passado dia 27 de Janeiro. Entre o plano de investimentos previsto no programa do Governo, que ascende a um total de 180 milhões de euros, está incluída a melhoria das acessibilidades ao Avepark, estando previstos investimentos de apoio a onze outros parques empresariais em todo o país.
A via de acesso ao Avepark terá uma extensão de 6,6 quilómetros e implicará um investimento na ordem dos 18,4 milhões de euros. No distrito de Braga, além do Avepark, estão previstas intervenções na zona empresarial a sul de Famalicão. Para a região Norte, na rubrica de construção de novas vias, o programa tem previstos 82 milhões de euros.
A Câmara Municipal tem defendido, desde o início de 2015 a construção de uma via dedicada de acesso ao Avepark - Parque de Ciência e Tecnologia, uma solução que divide opiniões e que gerou uma acesa discussão, envolvendo várias alternativas à proposta avançada pela Câmara Municipal. A própria autarquia considerou rever a solução inicialmente apresentada. Independentemente da solução, a construção desta via, tida como fundamental para a viabilidade do parque de ciência e tecnologia, estava pendente de uma solução de financiamento.
O Programa de Valorização das Áreas Empresariais é apresentado hoje à tarde, no Entroncamento, distrito de Santarém, numa cerimónia que conta com a presença do Primeiro-Ministro, António Costa, e do ministro do Planeamento e das Infra-estruturas, Pedro Marques. Os 180 milhões de euros anunciados pelo Governo estão divididos em dois pacotes, que contemplam o alargamento de parques empresariais (78ME vindos da União Europeia) e para a melhoria das acessibilidades a alguns polos já existentes (102ME provenientes directamente do Orçamento de Estado).
Tópicos
Os conteúdos mais vistos
Hoje no Tempo de Jogo
