Exercício à escala nacional procura sensibilizar população para o caso de ocorrências sísmicas
Imaginar que a terra treme. O que fazer? Será esse o cenário que amanhã os participantes na iniciativa A Terra Treme irão testar, numa forma encontrada pela Proteção Civil para sensibilizar a população, no Dia Internacional de Redução das Catástrofes.

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) promove esta sexta-feira, 13 de outubro, pelas 10.13 horas, um exercício de sensibilização e capacitação para o risco de sismo. A acção A Terra Treme será realizada a nível nacional, coincidindo com o dia Internacional de Redução das Catástofres.
O objetivo principal deste exercício é o de sensibilizar para a reação a ter no caso da ocorrência de um sismo. Baixar - Proteger - Aguardar são os três gestos que segundo a ANPC poderão fazer a diferênça entre a vida e morte no caso de um sinistro. Na ação participam várias escolas e empresas, assim como outras instituições públicas e privadas.
A Terra Treme é um exercício baseado numa prática corrente nos EUA - Shake Out. Toma a informação sobre esta iniciativa poderá ser conhecida no website www.aterratreme.pt. O Comando Distrital de Operações de Socorro de Braga (ANPC) estará presente, dia 13 de outubro, às 10.13 horas.
O que fazer em caso de sismo?
Baixar Baixe-se sobre os joelhos, esta posição evita que possa cair durante o sismo, mas permite mover-se;
Proteger Proteja a cabeça e o pescoço com os braços e as mãos e procure abrigar-se, coloque-se se possível sob uma mesa resistente, e segure-se a ela firmemente;
Aguardar Aguarde até a terra parar de tremer.
Tópicos
Os conteúdos mais vistos
Hoje no Tempo de Jogo
