Dimensão de Caldas das Taipas XXIII: Escolas II
Ainda e só, por enquanto, a história da criação da Escola do Ciclo Preparatório (EB 2,3 de Caldas das Taipas). Seguindo a promessa do artigo anterior, continuarei a cronografia do ensino na vila.
Ainda e só, por enquanto a história da criação da Escola do Ciclo Preparatório (EB 2,3 de Caldas das Taipas). Seguindo a promessa do artigo anterior, continuarei a cronografia do ensino na vila de Caldas das Taipas que de há séculos tem memória. Mas, por enquanto apenas e só sobre a criação da Escola do Ciclo Preparatório, e da sua figura ímpar, do reitor Manuel Joaquim de Sousa, assim a:
05-03-1970 Manuel Joaquim de Sousa requer ao Secretário de Estado da Administração Escolar a instalação em Caldas das Taipas duma escola do Ensino Preparatório.
10-07-1970 Realiza-se o passeio dos alunos das diversas freguesia de Caldas das Taipas que estudam no Ciclo Preparatório de Guimarães ao Santuário da Penha e à Senhora da Assunção da cidade de Santo Tirso, oferta do pároco de Caldelas e da empresa de camionagem Ferreira das Neves.
09-09-1970 O Subsecretário de Estado despacha um acordo em face das informações do requerente conducente à concessão de alvará para o funcionamento do posto do Ciclo Preparatório T.V. para o ano escolar de 1971-72 na localidade de Caldas das Taipas.
01-10-1970 O padre da freguesia de Caldelas em representação da zona pastoral da grande área que é a de Caldas das Taipas enquanto não lhe é possível organizar na vila os respectivos estudos do Ciclo Preparatório, cuida da protecção os alunos que têm de ir para Guimarães assegurando-lhes o transporte em camioneta alugada, beneficiando cerca de 100 alunos
Ao mesmo tempo e nas instalações da Escola Infantil abre um Salão de Estudo que tem desde o seu início muita frequência por enquanto apenas com turmas do 1.º ano do Ciclo Preparatório, estando já a preparar também para os alunos das turmas do 2.º Ciclo.
A Câmara manda fazer um estudo para obras dum prédio de que é proprietária para a instalação ao menos de uma secção do Ciclo, mas o prédio onde já funcionam diversos serviços não comporta a já grande quantidade de alunos.
07/07/1971 Manuel Joaquim de Sousa informa que há nesta ocasião a estudar 154 alunos no Ciclo de Guimarães, organizados em 2 turnos, de manhã e de tarde para quem organiza o transporte colectivo. E, que, instalar m Caldas das Taipas o Ciclo Preparatório T.V. seria entrar em desacordo com o trabalho iniciado e representaria uma aventura condenada ao fracasso. Assim, decide aguardar mais um ano, e, promete continuar a estudar o assunto com muito interesse e a estimular todas as iniciativas que possam resultar em benefício da promoção social do povo.
Janeiro de 1972 A Junta de Freguesia de Caldelas, a Junta de Turismo de Caldas das Taipas e o pároco pedem ao Ministro da Educação Nacional, por intermédio do Governador Civil do Distrito de Braga a instalação duma Escola Preparatória para as Taipas, ao qual o Ministro tomando em devida consideração a exposição que recebe, pede para que a possa autorizar, que lhe indiquem as condições que as autoridades locais a possam instalar.
É o pároco que em conjunto com a Junta de Freguesia e a Junta de Turismo virá a indicar o terreno no Lugar da Vessada/Seara que o seu amigo José Ribeiro de Castro (este benemérito, por minha indicação virá a receber o topónimo exactamente na artéria que se abre para aquele local), quando da sua morte em 16/04/1950 o lega à Santa Casa da Misericórdia para a referida instalação. E, é aqui que virão a ser colocadas as salas numa construção pré-fabricada no ano escolar que se avizinha.
Março de 1972 Desde Janeiro que a paróquia trabalha junto da Acção Social Escolar de Lisboa no sentido de ajudar as famílias mais modestas na despesa da deslocação dos seus filhos para a cidade de Guimarães. Assim, acabam de ser contempladas 77 famílias com o benefício da importância de 59.129$00.
Junho de 1972 Vale a pena lutar por uma ideia justa, o Ciclo Preparatório na vila de Caldas das Taipas é uma realidade e já estão a concurso os lugares para professores. Estão a ultimar-se os trabalhos para a instalação que de facto se concretiza no ano escolar de 1972-73.
12/11/1972 Na festa de homenagem ao reitor Manuel Joaquim de Sousa, por ocasião do 25º aniversário da sua chegada à vila, os alunos do Ciclo Preparatório desta zona, das diversas freguesias que abrange Caldas das Taipas associam-se à festa. Os alunos de Ponte oferecem-lhe um relógio, e os das outras freguesias, um lindo relógio de parede como recompensa pelo trabalho realizado na criação do Ciclo Preparatório de Caldas das Taipas.
Tópicos
Os conteúdos mais vistos
Hoje no Tempo de Jogo
