skipToMain

Covid-19: António Costa anuncia confinamento geral de um mês

Portugal tem pela frente um mês de confinamento generalizado em virtude da evolução da pandemia. Os números de infetados dispararam nos últimos dias pelo que o confinamento, que já era esperado, será de um mês, segundo anunciou o primeiro ministro esta terça-feira.

12 janeiro 2021 > 15:03

António Costa pronunciou-se após uma reunião com a Infarmed – Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, sendo o parecer dos especialistas nesta matéria de saúde fundamental para alinhavar as diretrizes do confinamento.

“Estamos numa tendência manifesta de crescimento da pandemia e é essencial adotarmos medidas", sublinhou António Costa, referindo que se notou um “consenso generalizado” quanto à necessidade de um segundo confinamento geral, à semelhança do que aconteceu em março.

As medidas a adotar neste confinamento deverão ser similares ao do primeiro confinamento e serão anunciadas quinta-feira, após o conselho de ministros.

 

Alunos em casa ainda em equação

Um dos temas que ainda está em equação é o ensino, nomeadamente a necessidade de encerrar as escolas, recorrendo novamente à escola ao ensino à distância, tal como aconteceu em março.

O governo vai amadurecer os pareceres recolhidos, sendo que sobre esta matéria o primeiro ministro reconhece que “há "divergências muito grandes entre os próprios especialistas”, sendo certo que a escola por si só não é um foco de contágio.

Por isso, e atendendo aos especialistas, “não se justifica o encerramento das escolas até aos doze anos", depreendendo-se que a ser implementado ensino à distância apenas se irá verificar nos alunos mais velhos.

Tópicos

Subscreva a newsletter Reflexo Digital

Fique a par de todas as novidades
Nas bancas

#321

Podcast Podcast
Episódio mais recente: O Que Faltava #32
Stop