Associação comercial formalmente constituída em Janeiro
Os responsáveis pela instalação da Associação Comercial e Industrial das Taipas garantem ter pronto o articulado dos estatutos da associação. Os mesmos alheiam-se de quaisquer posições político-partidárias.
A Associação Comercial e Industrial das Taipas (ACIT) já tem os estatutos prontos e a escritura pública da Associação está marcada para o início de Janeiro de 2007. Segundo a Comissão Instaladora da associação, composta por onze elementos, estes são os avanços conseguidos depois de três semanas de trabalho.
A ACIT irá estabelecer-se em sede provisória no Centro Comercial Passerelle (loja 83) e funciona durante a semana (das 17 às 20 horas) e ao sábado (das 14 às 19 horas).
Na segunda quinzena de 2007 a ACIT está a prever fazer uma apresentação pública da associação que, segundo informação da própria, surge para garantir a defesa dos interesses dos comerciantes, industriais e prestadores de serviços da área geográfica das Taipas".
Os responsáveis pela criação da ACIT aproveitam, nesta primeira comunicação dirigida à imprensa, para se desmarcarem de diversas posições político-partidárias, apesar de ser conhecido papel impulsionador da Junta de Freguesia de Caldas das Taipas e das recentes declarações do presidente da Câmara Municipal de Guimarães ao guimaraesdigital.com, onde este transmite a sua conclusão de que a criação da ACIT é uma atitude divisionista.
Texto: Paulo Dumas
Foto: arquivo
COMENTÁRIOS A ESTA NOTÍCIA
___________________________________________
Saúde-se o primeiro comunicado de autoria própria da ACIT que deve esclarecer efectivamente as dúvidas que pairam sobre este tema. Parece-me claro que a Junta de Freguesia demonstrando uma enorme falta de tacto político e falta de estratégia na defesa dos interesses da vila da Taipas, através de declarações infelizes e desconexadas minou gravemente os intereses e objectivos a que esta associação de deveria propor, demonstrou a Junta de Freguesia que os seus objectivos talvez não sejam os mesmos dos comerciantes e industriais das Taipas. Caberá agora à ACIT demarcar-se das manobras políticas que envolveram esta iniciativa e demonstrar a sua exclusiva propensão para garantir a defesa dos interesses dos comerciantes, industriais e prestadores de serviços da área geográfica das Taipas". Uma explicação mais pormenorizada pode ser encontrada no artigo de opinião o futuro me esclarecerá no blog "vermelho vivo".
Rogério Leite da Silva 2006-12-20 14:46h.
1. A criação de uma associação comercial e industrial, nas Taipas não me choca:
1.1. O tecido industrial e o comércio tradicional enfrentam claras dificuldades e não tenho dúvidas que a cooperação e o aproveitamento de sinergias é muito positiva;
1.2. Não me recordo de actividades da ACIGuimarães visíveis e com resultados práticos nas Taipas;
1.3. Acho que falar em dividir o concelho, a propósito da criação da ACIT é exagerado.
2. Não me parece mal a Junta ter dado o primeiro passo, mas já me parecem mal as declarações do secretário da Junta ao JN. A Junta pode e deve impulsionar estas e outras iniciativas, sustentando a sua criação, mas deve imediatamente saír de cena, para evitar mal-entendidos (a não ser que tenha, de facto, segundas intenções).
3. A ACIT fez muito bem em demarcar-se, de imediato, das posições da Junta, a bem da sua independência.
4. Esta reacção foi rápida, mas pode não chegar. Isto porque a Junta, apesar de ter facilitado a sua criação, complicou-a logo a seguir, ao pôr-se em bicos de pés.
5. Conclusão: a comissão instaladora tem trabalho redobrado. E terá agora que provar que é de facto independente. Os seus dirigentes terão que ser eleitos pelas competências e motivação para exercerem esse cargo, independentemente da cor partidária. Se assim for, longa vida à ACIT. Se assim não for, está condenada ao insucesso.
Filipe Oliveira 2006-12-22 00:35h.
É uma associação criada pelos pró-bracarences das Taipas.
Onde justificam que tudo o que se faz de bom na cidade de Guimaraes deveria ter sido nas Taipas.
De todas as vilas de Guimaraes, as Taipas é a vila mais organizada e com melhores estruturas de todas; Que dirão as outras 9 vilas.
jomelo 2006-12-22 10:46h.
O Sr. "jomelo" que mais parece "Camelo" não deve ser das Taipas pois a associação comercial certamente não está a discutir o clubismo dos membros que aceitaram este desafio, comentários destes não fazem falta em vila nenhuma.
E como já dizia um amigo meu "a terra é boa mas a semente é fraca".
Cropy 2006-12-23 16:05h
Tópicos
Os conteúdos mais vistos
Hoje no Tempo de Jogo
