Associação AVE organiza caminhada por terras de Penafiel de Bastuço
O percurso está repleto de histórias e lendas guardadas pela população local, ao que se juntará a paisagem pontuada pelo verde da primavera.

A AVE - Associação Vimaranense para a Ecologia continua com o seu programa de caminhadas regulares pelo território vimaranense e pelo de concelhos vizinhos. Desta vez, o percurso será feito no município de Braga, um trilho na "Senda do Castelo de Penafiel de Bastuço".
A caminho faz-se partindo da freguesia de Passos (São Julião), no limite oeste do concelho de Braga. Trata-se de uma terra onde o povo guarda até aos dias de hoje lendas e histórias antigas, nomeadamente sobre uma fortaleza militar - o Castelo de Mouros.
Este trilho, feito sobretudo por caminhos agrícolas e florestais, cheio de lendas e histórias, permitirá aos caminhantes conhecer a cada passo o local de um dos mais de vinte castelos que existiam nos séc. XI a XIV entre Minho e Douro.
O local deste castelo está envolvido por paisagens tipicamente minhotas, sendo possível apreciar varias espécies de macieiras minhotas em fase de plantação.
A dificuldade deste percurso é media (grau 3 numa escala 0 a 5), com 10,2 km, duas subidas com um desnível positivo de 480m, o piso com caminhos rurais alguma lama e caminhos florestais.
O ponto de encontro está marcado para as 8h30, em frente à entrada da Universidade do Minho, em Azurém, ou então às 9h30 no local da partida da caminhada junto à Igreja Paroquial de São Julião de Passos.
Os participantes nesta atividade deverão ler cuidadosamente as recomendações da organização, na página do evento no site da AVE.
Tópicos
Os conteúdos mais vistos
Hoje no Tempo de Jogo
