skipToMain

Abílio Freitas e Fernando Cardoso recandidatam-se às juntas, mas pelo PS

Os dois presidentes venceram as Autárquicas de 2017 pela Coligação Juntos por Guimarães, mas avançam para as eleições de setembro ou outubro próximo pelos socialistas.

03 maio 2021 > 09:23

Já é certo que as Autárquicas de 2021 vão ter mudança de cor política entre os presidentes que se recandidatam à liderança das respetivas juntas de freguesia ou uniões de freguesias, apurou o Reflexo Digital.

Na União de Freguesias de Santa Leocádia de Briteiros e São Salvador de Briteiros, Abílio Freitas exerce o mandato em curso pela coligação Juntos por Guimarães, mas, no sufrágio agendado para o segundo semestre de 2021, vai-se recandidatar à presidência pelo PS. Um pouco a leste, na União de Freguesias de São Salvador de Souto, Santa Maria de Souto e Gondomar, Fernando Cardoso realizou a mesma troca: eleito em 2017 pela coligação que reúne PSD e CDS-PP, é um dos nomes socialistas para as eleições deste ano.

No caso de Abílio Freitas, esta não é a primeira mudança de partido no seu trajeto. O político liderou a freguesia de Santa Leocádia de Briteiros enquanto socialista antes da reorganização administrativa, mas, em 2017, candidatou-se à presidência da união de freguesias pela coligação. Acabou por vencer as eleições com 541 votos (49,45% do total), superando os 465 do PS (42,5%).

O Reflexo também já sabe quem será o nome da coligação para a união de freguesias: trata-se de Diogo Costa, membro da Juventude Social Democrata.

Em Souto e Gondomar, Fernando Cardoso foi eleito para o primeiro mandato há quatro anos, por uma margem de 47 votos: a coligação PSD/CDS-PP obteve 631 votos (46,64%) enquanto o PS se ficou pelos 584 (43,16%).

 

Vítor Pais recandidata-se a Santo Estêvão e Donim

Em 2017, Vítor Pais foi eleito presidente da União de Freguesias de Santo Estêvão de Briteiros e Donim pelo PS e, neste ano, vai-se recandidatar pela mesma força política, soube o Reflexo Digital. Há quatro anos, o autarca venceu o sufrágio com 733 votos (54,58% do total), mais 199 do que os recolhidos pela coligação de direita (39,76%).

Quanto ao PSD e o CDS-PP, ainda não se conhece o candidato à União de Freguesias, mas Fernando Lourenço, cidadão que presidiu à UF de Santo Estêvão e Donim entre 2013 e 2017 e, antes, à freguesia de Donim, sempre pelo PS, está envolvido no processo.

 

* com Carolina Pereira

 

CORREÇÃO, 20:37 de 05 de maio de 2021: O Reflexo Digital noticiou erradamente que Fernando Lourenço seria o candidato à União de Freguesias de Santo Estêvão de Briteiros e Donim pela coligação Juntos por Guimarães. O cidadão está envolvido na candidatura, mas não vai encabeçar a lista.

 

Tópicos

Subscreva a newsletter Reflexo Digital

Fique a par de todas as novidades
Nas bancas

#321

Podcast Podcast
Episódio mais recente: O Que Faltava #32
Stop